Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 12, 2011

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO


1 - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS - PGR
1.1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
EMPRESA: 
CGC:
ENDEREÇO: FONES: 
  

1.2 - OBJETIVO E APRESENTAÇÃO DO PGR
O Programa de Gerenciamento de Riscos tem como objetivo a implantação de um programa que busca preservar a vida e evitar danos físicos e psíquicos às pessoas, como também a necessidade de se manter sob controle todos os agentes ambientais, com monitoramentos periódicos, levando-se em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Evitar danos a propriedade e a paralisação da produção.
 Através da antecipação, identificação de fatores de risco, avaliação e conseqüente controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, as empresas poderão estabelecer critérios de pré-seleção de quais riscos ou de quais medidas de controle serão mais adequados e propícios para sua realidade.
O PGR objetiva o reconhecimento e a reavaliação dos riscos ambientais nos diversos setores de trabalho da empresa, bem como o planejamento das ações prioritárias visando a eliminação ou, pelo menos, a redução desses riscos.
  

1.3 - ETAPAS DA ESTRUTURA DO PGR
A primeira etapa é aquela voltada a elaboração e implementação com a antecipação dos riscos ambientais, o que chamamos de “prevenção” ou mesmo antevisão dos possíveis riscos a serem detectados durante uma análise preliminar de riscos de uma determinada atividade ou processo.
A antecipação deverá então envolver a análise de projeto de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificações daqueles já existentes, visando identificar os riscos potenciais e a introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

A próxima etapa do programa se refere ao reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho:
  

• Estabelecimento de prioridades, metas e cronograma;
• Avaliação dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores;
• Acompanhamento das medidas de controle implementadas;
• Monitorização da exposição aos fatores de riscos;
• Registro e manutenção dos dados por, no mínimo, vinte anos e
• Avaliação periódica do programa.

As alterações e complementações devem ser discutidas na CIPA;
O principal objetivo da caracterização básica é tornar o profissional familiarizado com o processo de trabalho, coleta de informações e identificação dos riscos reais e potenciais, além de servir de subsídio para as avaliações qualitativas e quantitativas.
As avaliações qualitativas são aquelas empregadas para se obter resultados de como o processo de trabalho está interagindo com os demais, qual implicação ou efeito está gerando subentende-se aqui que essa interação não é apenas material mas também humana. Lembramos que o ser humano deve ser o principal beneficiado com essas mudanças e alterações.
A avaliação quantitativa é o subsídio primordial, para se obter o grau de risco ou a toxidade a que o empregado está exposto. Muitas vezes tais avaliações serão necessárias para se determinar qual medida é a mais adequada a se adotar.
A próxima etapa, das medidas de controle, é aquela que visa eliminar, minimizar ou controlar os riscos levantados nas etapas anteriores.
Adotar medidas preventivas onde haja probabilidade de ultrapassagem dos limites de exposição ocupacional e monitoramento periódico.
As medidas de controle propostas devem ser sempre de comum acordo com os responsáveis pela produção e os profissionais da área de Segurança e Medicina do Trabalho.
O monitoramento de exposição aos riscos, o qual deverá ser feito pelo menos uma vez ao ano, juntamente com o balanço anual do Programa de gerenciamento de Riscos ou sempre que necessário, quando houver mudança de processo, de equipamento, maquinário, atividades .
  

O PGR deve contemplar os seguintes aspectos:
   Riscos físicos, químicos e biológicos;
  Atmosferas explosivas;
  Deficiência de oxigênio;
  Ventilação;
  Proteção respiratória;
  Investigação e análise de acidentes do trabalho;
  Ergonomia e organização do trabalho;
  Riscos decorrentes do trabalho em altura, profundidade e espaços confinados;
  Equipamento de proteção individual de uso obrigatório;
  Estabilidade do maciço;
  Plano de emergência;
  Introdução de novas tecnologias;

Nenhum comentário:

Postar um comentário