Powered By Blogger

sábado, agosto 13, 2011

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA REFERENTE A RUÍDO INDUSTRIAL
 
Lei No. 6.514 de 22/12/1977 - Segurança e Medicina do Trabalho
Portaria No 3.214 de 08/06/78 - NR. 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais .

1. Toda empresa é obrigada a Elaborar e Implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, visando a preservação da sáude e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes.

2. A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho e modificações já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

3. Deverão ser adotados as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que eles excederem os valores dos limites previstos na NR-15, que no caso específico do ruído é de 85 db(A) para jornada diária de 8 horas, sendo que a partir de 80 db(A) a empresa já deverá iniciar ações de controle da exposição dos seus funcionários.

4. As medidas de proteção deverão seguir a seguinte ordem de priorização:
4.1. Medidas de Proteção Coletiva (E.P.C)
4.2. Medidas de caráter administrativo ou de Organização do Trabalho
4.3. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual. – E.P.I.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (P.C.A)

O que é o PCA ?

Conjunto de ações de conscientização, medição de ruídos, controles através de engenharia e/ou medidas administrativas, proteção auditiva , controle e monitoramento de audiometrias

Com objetivo de preservar a saúde auditiva dos funcionários.

Justificativas para implantação do PCA ?
1. Minimizar e controlar os níveis de ruídos nos ambientes de trabalho, visando a saúde e e o conforto dos funcionários.
2. Atender Legislação Trabalhista e Política do S.H.E.
3. Prevenir Indenizações Trabalhistas e Processos Civis de funcionários.
4. Propiciar melhores condições para o desenvolvimento da Qualidade, Produtividade e Segurança no Trabalho na empresa.

Etapas do PCA ?
1. Conscientização dos funcionários.
2. Medição e avaliação dos níveis de ruídos na empresa.
3. Avaliação da exposição do ruídos dos funcionários (Audiometrias)
4. Implantação dos Protetores Auditivos nas áreas de ruídos ( 80 db A )
5. Medidas administrativas, tornar o uso obrigatório e estabelecer medidas disciplinares.
6. Pesquisa e implementação de medidas técnicas de redução de ruídos nas máquinas, equipamentos e ambientes de trabalho, definições de critérios para aquisições de novos equipamentos e máquinas limitando o aumento dos níveis de ruído existentes.
7. Estudo de organização e método no trabalho de modo a reduzir a exposição de ruídos dos funcionários.
8. Registro e Comunicação dos casos de PAIRO (CAT)
9. Remanejamento da área de trabalho de funcionários com restrições a exposição à ruídos.
10. Reciclagem periódica de conscientização dos funcionários referente a Preservação Auditiva.
11. Controle e monitoramento dos resultados.

Atribuições de Responsabilidades ?

Diretorias e Gerências:
• Aprovação do Programa
• Apoiar e incentivar ações do Programa em seus respectivos Departamentos.
• Participar e cobrar resultados do Programa em seus respectivos Departamentos.

Chefes, Coordenadores e Encarregados:
• Pesquisar e implementar soluções técnicas que reduzam os níveis de ruído nos seus respectivos Departamentos.
• Incentivar ações do Programa em seus respectivos Departamentos.
• Fazer o uso do Protetor Auricular nas áreas obrigatórias.
• Cobrar o uso dos Protetores Auriculares de seus funcionários nas áreas obrigatórias.
• Aplicar sanções penais aos funcionários que não cumprirem a norma.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho:

• Realizar mapeamento dos níveis de ruído na empresa periódicamente.
• Realizar Exames de Audiometria nos funcionários.
• Elaborar relatório de Perdas Auditivas X Área de Trabalho
• Recomendar e participar de estudos de remanejamento de funcionários com restrição a exposição à ruídos.
• Desenvolver Campanhas e Treinamentos voltados para a Preservação Auditiva.
• Desenvolver e especificar Protetores Auriculares.
• Efetuar controle de entrega.
• Assessorar os Departamentos na pesquisa de soluções técnicas para redução de ruído.
• Realizar Inspeções, verificando o cumprimento da obrigatoriedade do Uso dos Protetores nas áreas.

Funcionários das áreas ruidosas:
• Participar das Campanhas e Treinamentos do Programa de Conservação Auditiva.
• Usar os Protetores Auriculares nas áreas obrigatórias.
• Conservar e higienizar o equipamento.
• Realizar sempre que solicitado os Exames de Audiometrias.













Nenhum comentário:

Postar um comentário